Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Efeitos da Vitamina C

May 20, 2019

 

 

A vitamina C é uma substância cristalina, com sabor ácido, que pode ser encontrada em frutas cítricas. É insolúvel na maioria dos solventes orgânicos, sendo solúvel em água na proporção de 1: 3. Possui fórmula estrutural conforme a figura

 

O calor, a exposição ao ar e o ambiente alcalino aceleram a oxidação dessa vitamina, principalmente quando está em contato com cobre, ferro ou enzimas oxidativas (GUILLAND; LEQUEU, 1995).

 

O uso da vitamina C como componente de preparações cosméticas tem sido dificultada pelo fato de apresentar baixa estabilidade química em soluções aquosas, sendo facilmente oxidada em géis, géis cremosos ou emulsões de óleo e água (PEYREFITTE, 1998). Portanto, investiu-se na obtenção de derivados da vitamina C que desempenham as mesmas funções, que possuem maior estabilidade química e penetração cutânea em níveis efetivos, para que não haja comprometimento das funções farmacodinâmicas (GONÇALVES, 2002).

 

Assim, a vitamina C apresenta-se de várias formas, dentre as quais são citadas as mais utilizadas em produtos cosméticos: NANOSFERAS C (ácido ascórbico nanosferizado), TAALASFERAS C (vitamina C incluída em microesferas de colágeno marinho cobertas por glicosaminoglicanos), ASCORBASILANE C (silício orgânico de ácido ascórbico), VC-PMG (fosfato de ascorbil magnésio), PALMITATO DE ASCORBILA, VC-IP (tetraisopalmitato de ascorbil). Este último é um derivado lipossolúvel da vitamina C, por ser solúvel em gordura, possui grande afinidade com a pele, excelente absorção percutânea, sendo decomposto em ácido L-ascórbico após penetração na pele (BATISTUZZO, 2002).

 

A vitamina C pode ter atividade antioxidante, despigmentante e fotorejuvenescedora, reduzir os sinais de fotoenvelhecimento, melhorar a textura da epiderme, combater rugas (SCOTTI, VELASCO, 2007). Por esse motivo, atua através de diferentes mecanismos de ação, proporcionando efeitos benéficos em tratamentos estéticos que visam combater os sinais de envelhecimento da pele.

 

Antioxidantes se referem a substâncias que têm a característica de reduzir ou bloquear as reações de oxidação induzidas pelos radicais livres. Naturalmente, nosso organismo possui substâncias que visam estabelecer um equilíbrio harmônico entre a presença de moléculas oxidantes, antioxidantes e a pele. (GUIRRO & GUIRRO, 2002)

 

A vitamina C estimula a síntese de colágeno, que é a maior e mais importante proteína estrutural da pele, responsável pela firmeza e elasticidade da pele, sem afetar a síntese de outras proteínas. Participa como cofator na hidroxiprolina, um aminoácido

 

importante no tecido conjuntivo e nas fibras de colágeno, melhorando a elasticidade e a firmeza da pele, principal alvo do fotoenvelhecimento crônico (MACEDO, 1998). O ácido L-ascórbico é vital para o funcionamento das células, e isso é particularmente evidente no tecido conjuntivo durante a formação do colágeno.

Na pele, o colágeno tipos I e III contribuem com 85 a 90% e 8 a 11% do total de colágeno sintetizado, respectivamente. Lisil e prolil hidroxilase são enzimas férricas. A vitamina C, como cofator, evita a oxidação do ferro e, portanto, protege as enzimas contra a auto-inativação. Desta forma, promove a síntese de uma rede de colágeno maduro e normal através da manutenção perfeita da atividade das enzimas lisil e propil hidroxilases. (GONÇALVES; MAIA CAMPOS, 1999).

 

 

Com o uso adequado, havendo a correta orientação do profissional que prescreveu o produto, entendemos que vitamina C pode reduzir sinais do envelhecimento, clarear a pele, gerar um efeito iluminado, promovendo a revitalização e a sintese de colageno.

 

Bigliografia :

Utilização da Vitamina C nas alterações estéticas do envelhecimento cutâneo - Mariluci Terezinha Caye1: Sonia Rodrigues – 2018 – Artigo cientifico – Faculdade Univali

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square